14 setembro, 2014

Resenha: Vaclac & Lena - Haley Tanner



"Vaclav dá boa noite a Lena toda a noite desde o dia em que ela foi embora. Em voz alta. Cochichando. [...] As palavras são somente para Lena e para mais ninguém." Pág 138 


Vaclav & Lena foi um dos livros que encontrei em promoção no submarino pelo incrível preço de 3,90. Além de super baratinho, a capa me encantou pela simplicidade, e apesar de não fazer ideia do que a história se tratava, achei que valeria a pena. E valeu.


A história de Vaclav & Lena é um mistério. Mesmo lendo a sinopse e algumas resenhas antes, o leitor não tem nenhuma dica do que possa acontecer, e é esse elemento surpresa que surpreende. A história tomou um rumo totalmente diferente de todas as opções que eu considerava válidas. É uma história simples e tocante. Com personagens simples, você facilmente se apaixona por eles.

O livro gira em torno de Vaclav e Lena, ambos nascidos na Rússia, vivendo em um bairro do Brooklyn nos Estados Unidos. Lena - que vive com a tia stripper, ainda sofre muita dificuldade com a língua inglesa, o que a priva de ter amigos ou se socializar. Vive nas sombras, até que sua vida se encontra com a de Vaclav, que por sorte também fala russo e encontra nele um refúgio seguro e divertido, uma vez que Vaclav tem sonhos de se tornar um grande mágico e tê-la como sua assistente. Ambos em sua forma mais pura e inocente aos seis anos de idade, treinam todos os dias, criam números e espetáculos exclusivos para um dia ter a oportunidade de apresentá-lo ao público.

Um dia porém, Lena não vai a escola. Desaparece. Vaclav à procura por anos, e todas as noites, sem excessão, manda boa noite para ela, com medo de que no dia em que não fazer isso, poderá se esquecer de sua linda assistente. Entretanto, no dia em que ele decide não mandar boa noite, é o dia em que finalmente se reencontram. Com os mesmos sonhos e a mesma amizade inocente, os dois imediatamente sentem aquela conexão que sempre os manteve ligados. Porém muita aconteceu ao longo desses anos e muitos segredos estão a ser revelados.

Prefiro não comentar qual o tema a ser tratado nesse livro, uma vez que seja essa a surpresa, mas é algo que acontece e muito nos dias de hoje. É um livro simples com uma história que se repete - não apenas na literatura, mas na vida real mesmo-, contada de uma forma tocante e muito profunda. É triste e ao mesmo tempo lindo, e mostra o poder de uma amizade, de um ombro amigo, um refúgio para correr quando você passa pelos piores traumas de sua vida.




0 comentários:

Postar um comentário